Entre em Contato (11) 3801-9794 | 3868 4053

Guia Técnico

O que é porcelanato
Acabamento e cores
Materiais para instalação
Acabamento e limpeza
Fixação e procedimentos
Antes de assentar
Cera protetiva
Cuidados de manutenção
O que é porcelanato

O que é porcelanato?


O porcelanato é feito de uma mistura de matérias primas minerais de alta qualidade, que atomizadas com os pigmentos formam a massa cerâmica na cor, após prensagem com altíssima compactação é submetida a queima em forno com ciclo de quase 1 hora, com temperaturas superiores a 1200Cº tornam o Porcelanato Técnico muito resistente, compacto, denso e totalmente vitrificado.

Qual a é diferença?
A principal característica do porcelanato é sua constituição maciça e homogênea. Os pisos cerâmicos esmaltados embora muitos estejam auto-denominando Porcelanato, (diga-se absurdamente), são queimados a menos de 1150 graus, têm absorção >3% e recebem uma fina camada de esmalte poucos tem alta resistência a abrasão.

Porque usar porcelanato?
Qualidades como alta durabilidade, impermeabilidade, resistência a abrasão e alto tráfego, cores uniformes, estabilidade de cores, impermeabilidade e praticamente ausência de expansão por umidade tornam o Porcelanato ideal para pisos e fachadas de aeroportos, shoppings, indústrias, hospitais, supermercados e residências. Qualquer ambiente onde há necessidade de durabilidade, versatilidade, facilidade de manutenção e qualidades estéticas incomparáveis.

Acabamento e cores

Saiba mais sobre os produtos


 

Permite cortes e acabamentos?
Por ser um material maciço, o porcelanato permite cortes com melhor acabamento e polimentos especiais até nas peças boleadas ou chanfrandas, como rodapés e outras peças.

O que é Super Glossy?
O Super Glossy é resultado de avanço da tecnologia que amplia a impermeabilidade do produto, protegendo contra manchas, além de ação antibactericida e muito mais brilho. A tecnologia do Super Glossy é garantida por processos de ISSO 9001 e é a mais sofisticada tecnologia de proteção e brilho.

De onde vem os nossos produtos?
Representamos, importamos e distribuímos, exclusivamente os produtos cerâmicos do Grupo Industrial NAVARTI da Espanha, não trabalhamos com argamassa, rejuntamento nem serviços de instalação.

Materiais para instalação

Materiais para instalação


Você deve seguir orientação de cada fabricante, transcrita nas embalagens.
Com cada saco de 20 kg de argamassa para porcelanato de grandes formatos,
você poderá assentar até 4 m2 de porcelanato.

Assentamento
Recomendamos argamassa para Porcelanato de grandes formatos das marcas: Rejuntabras, Quartzolit, Fortaleza ou Portokoll que poderão ser encontrados na revenda de sua escolha ou mais próximo da sua obra.

Rejuntamento
• Recomendamos rejuntar com rejunte Acrílico da Fortaleza. Produto impermeável, anti-bacterias, anti-mofo e de fácil aplicação. Produto pronto para uso, cortando uma das quatro estremidades do saquinho aplica-se direto no vão entre as placas. (como confeito de bolo)

• Rejunte de Epóxi é menos aceito por profissionais assentadores pois é denso, dificil de usar e com secagem extra rápida que dificulta a limpeza final.

Acabamento e limpeza

Acabamento e limpeza


 

Lavando os porcelanatos com produtos de limpeza a cera irá sair com:

CIF Saponáceo Liquido Neutro: diluir um pouco em água, esfregar com pano na vassoura, deixar o produto reagir por 5 minutos ou mais antes de enxaguar.
Detergente desengordurante VEJA com cloro: diluir com pouco de água e esfregar com pano na vassoura, deixar o produto reagir por 5 minutos ou mais, antes de enxaguar.

Tinner também pode ser passado nos porcelanatos para retirar a cera.
Água Raz nunca deve ser utilizado para retirar a cera, só Tinner.

Outros detergentes poderão também ir tirando essa cera parafinada, que os fabricantes não param de alterar formulação, visando baratear custo, isso de certa forma tem dificultado encontrar em definitivo um produto ou solução.

Fixação e procedimentos

Material de fixação e procedimentos


• Argamassa de Porcelanato de grandes formatos, pode ser das marcas: Rejuntabras, Quartzolit, Fortaleza ou Portokoll.
• Recomendamos rejuntar com rejunte Acrílico da Fortaleza. Produto impermeável, anti-bacterias, anti-mofo e de fácil aplicação. Produto pronto para uso, cortando uma das quatro estremidades do saquinho aplica-se direto no vão entre as placas. (como confeito de bolo)
• Rejunte de Epóxi é menos aceito por profissionais assentadores pois é denso, dificil de usar e com secagem extra rápida que dificulta a limpeza final.
• Rejuntamento Epóxi, procure comprar uma cor bem parecida com a tonalidade das peças, dessa forma você obterá no ambiente maior beleza, vai parecer que toda área tem uma só peça e ficará muito mais bonito.
• Distância entre as peças: mínima 1 mm (milímetro)., máxima de 2 mm., ideal é 1,5 mm.
Importante:
• Não utilizar argamassa que não seja a sugerida, pois o produto tem baixíssima absorção, é praticamente um vidro e só essa argamassa segura, outras seguram por algum tempo só, depois soltam peças constantemente.
• Epóxi, assim como a argamassa são mais caros do que os produtos comuns, porém o rejuntamento de Acrílico ou Epóxi são melhores e impermeáveis, não encardem, não criam fungo e são mais fácil de manter limpo.
• Distancia entre as peças, seguir a recomendação, não deixar o pedreiro aplicar uma peça junto da outra, o piso não dilata, porém o que dilata é o contra piso, sem e distancia recomendada as placas poderão se soltar.

Antes de assentar

Preparação para o assentamento


Os ladrilhos devem ser colocados de modo a formarem ângulos retos com a porta — ao observar o pavimento a partir da entrada do cômodo, os ladrilhos devem estar à esquadria desde a porta até a parede em frente. Trace no chão uma linha perpendicular à porta de entrada e que se estenda do centro desta até a parede em frente. Numa ripa — a mestra — trace marcas que correspondam à medida de um dos lados dos fadrilhos Não se esqueça, contudo, de levar em conta um pequeno intervalo de 1,5 mm entre os ladrilhos ao traçar as marcas.

Com a ajuda da mestra, comece, a partir da porta, a traçar na linha central as marcas correspondentes aos ladrilhos. Como é pouco provável que o comprimento da divisão corresponda a um número certo de ladriíhos inteiros, você terá, possivelmente, de cortar alguns para o acerto junto à parede. Para isto, marque a posição do último ladriIho inteiro mais próximo da parede).

Pregue uma ripa a toda a largura da divisão e a partir do ponto onde ficará o último ladrilho inteiro da fila central. Esta ripa deve ficar perpendicular à linha central, independentemente do alinhamento da parede do fundo. Em seguida, pregue uma segunda ripa a partir da extremidade esquerda da primeira, a fim de obter um canto perfeitamente em ângulo reto. A colocação deverá começar a partir deste canto. O ângulo formado pelas duas ripas deve ser rigorosamente de 90°, já que o mínimo desvio no início do trabalho aparecerá consideravelmente aumentado quando este atingir o canto oposto.

Cera protetiva

Cera protetiva


• Todas as peças de porcelanatos estão cobertas por uma cera protetiva aos produtos da obra como: cimento, argamassas e rejuntes em excesso.

CIF neutro levemente diluido em água, deixe de

• Essa cera só deve ser retirada após a obra estar totalmente concluída (piso assentado e rejuntado e já concluída limpeza grossa), só aí que você poderá se utilizar de duas formas para retirar a cera:
• Lavar com produto adequado a venda nas boas lojas de materiais de construção, chamado de tira cera.
• Para você poder ver como as peças ficam sem a cera, fazer o seguinte:
• Pegar uma peça de porcelanato, com uma esponja de aço tipo Bom Brill ou similar, nova limpa e seca, esfregar a esponja de aço na peça toda por alguns minutos até ver que a cera saiu toda em pó, em seguida passar uma flanela limpa e seca e pronto, a peça ficará com brilho.
• Passar enceradeira: esse procedimento é uma só vez, nunca mais será necessário fazer isso. A cera que está no piso alem de protetiva ela dá mais brilho, lustra e embeleza mais, retirar a cera lavando, perde-se (joga-se fora) uma solução que faz lustrar e brilhar mais.
Limpeza do dia a dia
• Se utilizar de produtos de limpeza comuns, detergentes neutros, diluídos conforme for a recomendação estampada no rótulo do produto utilizado.

Cuidados de manutenção

Cuidados de manutenção


• Evite deixar cair sobre os pisos: Café, vinho tinto, coca cola, tintas e vernizes, esmaltes de unha, acetona. Quando isso ocorrer limpar imediatamente,

• Lembre-se que você tem um produto que não é esmaltado, é queimado em alta temperatura e polido. Porcelanato é um mármore produzido pela industria cerâmica,
se cair sobre uma peça de mármore os mesmo produtos informados acima, para limpar, o mesmo procedimento deve ser adotado, para evitar que manche.

• Colocar um capacho na entrada da casa, ajuda pois o que mais danifica um produto cerâmico, mármore, granitos e porcelanatos é aquela areia (terra) que é abrasiva e vai danificando o produto.

Ideias para Colocação